top of page
Criança ao lado do seu desenho

 Projeto 

 Pedagógico 

Aprendizagem por Projetos, Indicadores e Metodologia

A proposta de aprendizagem por projetos no Cantinho do Céu é uma metodologia de trabalho que possibilita que a identidade e a cultura da infância possam fazer parte dos indicadores e os campos de experiência na jornada da criança. O currículo emerge da curiosidade, do encontro entre o velho e o inovador, do processo de diálogo, planejamento e trocas constantes.
 

A partir da problematização e trabalho com projetos, o aluno passa a ser co-autor de sua aprendizagem, decidindo e comprometendo-se com a mesma, assumindo responsabilidades, sendo agente do saber, construindo e produzindo um conhecimento com sentido e utilidade. Todas as atividades no Cantinho são definidas de acordo com os interesses das próprias crianças. Para isso, a equipe pedagógica adapta o currículo o tempo inteiro às necessidades dos grupos. O trabalho é guiado por um tema central de pesquisa, significativo, assim desencadeando todo o aprendizado.

A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos disciplinares. As crianças desenvolvem habilidades não-cognitivas, ou sócio emocionais que são fundamentais para a formação integral. Conviver, negociar, argumentar, respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar e trabalhar em equipe. Mais do que conteúdos e informações, a aprendizagem por projetos
estimula nas crianças o pensamento científico, atitudes de pesquisadores e pensadores, ou seja, pessoas que perguntam, investigam, criam, interagem, acolhem e vão buscar em conjunto com os colegas, as respostas sobre o que desconhecem.

Bebê olhando para a perede sensorial

 Berçário 

Professora conversando com dois bebês

Acolhemos os bebês com muito profissionalismo e afeto, pois entendemos que o primeiro ano de vida é extremamente importante para o seu desenvolvimento. As nossas atividades são dosadas entre propostas dirigidas e atividades mais abertas, para que a criança possa descobrir sobre si e sua realidade, sempre dentro de propostas lúdicas, despertando a socialização através do brincar. Cada atividade proposta não é um fim em si mesmo,

mas uma etapa de um amplo trabalho que inclui conversas, músicas, brincadeiras e troca de experiências. Oportunizamos experiências favorecendo o desenvolvimento das áreas: afetiva, perceptiva, da linguagem e do pensamento bem como as áreas motora e psicomotora, sem descuidar dos princípios da ética.

Atividade de pintura em sala de aula

 Educação 

 Infantil 

Criança brincando em fogão de plástico

Acreditamos que o brincar é primordial para a aprendizagem. O brincar é o cenário e a forma como a criança vive, experimenta, interpreta e participa dos
espaços sociais. Uma criança que tem tempo e espaço para brincar, com uma abordagem que preza a liberdade, sente-se valorizada em suas descobertas e potencialidades. 
Compreendemos os conteúdos da infância como inaugurais e levamos em conta, de forma estrutural,

o desenvolvimento infantil. Nossos grupos são do Infantil 1 ao 5, com um número restrito de crianças por turma. As atividades são pensadas e planejadas para estimular a criatividade e o senso de reflexão, desenvolvendo a capacidade das crianças de aprender à aprender, pensar e estabelecer as bases para sua formação ética, valorizando a cultura de cada uma em suas infâncias.

Logo Site-06.png
bottom of page